Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

16
Mar08

Destravados - António Maria Costa

condutoras de domingo
Hoje nos Destravados vamos falar novamente de Amy Winehouse. Só que desta vez, pasme-se, não é ela quem anda estrada fora a causar o caos e o pânico por esses caminhos alcatroados. A pobre Amy é neste caso a vítima, assustada na sua viatura, cinto posto conforte as regras comunitárias, colete reflector já pronto a usar. Não vamos debruçar-nos na sua tendência para drogas, álcool, cabelos assustadores e maquilhagem à Robert Smith ensonado. Aliás, hoje provamos que o Destravado pode perfeitamente ser alguém de fato e gravata aprumados, com uma secretária espaçosa com fotos da família e um cargo digno de estatuto e respeito. Esta semana abrandamos a marcha para ver passar António Maria Costa. O nome engana, mas este António não é português – é italiano. E é o director executivo do Gabinete das Nações Unidas Para a Droga e o Crime – nome pomposo para alguém que basicamente ganha a vida a dar palestras onde relembra que “as drogas fazem mal e se as usarem são uns feios”. António Maria – nome chiquíssimo, a fazer lembrar golf e pólos com crocodilos – veio alertar para o perigo da já referida Amy. No seu entender, a cantora e a sua dependência de drogas “não danificam só o seu cérebro e nariz – ela contribui para a falência dos Estados do outro lado do mundo”. Explicando por outras palavras, o director executivo da ONU explica que a droga consumida pelas celebridades é traficada através de países pobres de África, criando nestes um efeito tão destrutivo que pode ser comparado à própria escravatura. Bom, a isto é que se chama um bode expiatório! A expressão “só falta culparem-me pela fome em África” ganhou todo um novo sentido. Da próxima vez que virmos no telejornal uma criança magrinha, saberemos que a chicha que lhe falta foi pela narina da Amy acima. Toda a dor e sofrimento no continente africano são causados pela sua persistência em dizer “no,no,no” a ir para a rehab. Já agora: é possível culpá-la também a ela pelo estado em que anda o Sporting ou pela avaliação dos professores? Dava cá um jeito...António Maria Costa chegou-se à frente para soprar no nosso balão da Destravadice e acusou 1.1. E lá seguiu ele, feliz por ter descoberto que Darfur é obra de uma estrela pop.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D