as condutoras
Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.
escreva-nos para
condutoras@programas.rdp.pt
podcast
Ouça os programas aqui
percursos recentes

Condutoras de Domingo

Ricardo Aibéo

No Auto-Rádio a 29 de Jun...

Sinais de Luzes - 29 de J...

Deviam Fazer Anos

Estação de Serviço - Pisc...

Heelarious

Choque Frontal - Vale e A...

Horóscopo - Gordos

Está a Falar de Quê? - Ma...

Tão Mau Que é Bom - Luís ...

De Encontro ao Pára-Brisa...

Touros

O Que é Nacional é Bonzin...

viagens antigas

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Domingo, 14 de Outubro de 2007
Condução Defensiva - Vida Sexual da Mulher Feia

Anda-se a falar muito da vida sexual dos feios. O tema que, antigamente, era apenas discutido em determinados círculos fechados começou a servir para encher páginas de livros. Um deles foi escrito pela brasileira Cláudia Tajes e chama-se A Vida Sexual da Mulher Feia. A grande tese vem na capa: «A mulher feia não é apenas uma deformação da estética. A mulher feia é um estado de espírito.»



Porém, o livro prova o contrário: usa a menos atraente e a mais subserviente das mulheres, uma tal Ju, e as suas falhadas aventuras sociais e sexuais para tentar demonstrar um aspecto que se diz relativo ao espírito. O facto de Ju ser feia não é, de maneira nenhuma, um estado de espírito; é a cruel realidade daquela mulher. E é isso que falha neste livro: tirando uma ou outra ocorrência em que a fealdade é tão óbvia que chega a doer, há demasiados momentos de uma comicidade tosca e forçada. É o caso do episódio em que a sinistra Ju recorda que andava sempre nua em casa até as suas «maminhas crescerem tanto que se tornou impossível lavar a loiça (...) sem que mergulhassem no lava-loiças»; ou o caso em que a cabeça de Ju é empurrada na direcção da zona púbica de um dos seus primeiros amores e ela comenta que «havia muitos cheiros ali», o do «jogo de futebol», o do «suor do meio-dia», o da «Coca-Cola não aproveitada pelo corpo».

Quase todos os casos que ilustram as várias teses sobre a mulher feia são aborrecidos e pouco eficazes. Não ficamos a saber mais do que já sabíamos na primeira página do livro: Ju é feia e burra, apesar de saber que há quem compense a falta de dotes físicos com o desenvolvimento dos intelectuais. Quem lê o livro perde mais depressa o interesse em Ju do que todos os homens que se foram aproveitando dela.
Eu, por exemplo, dei por mim a suspirar por textos de outras pessoas feias que também falam da sua vida sexual. Adília Lopes é uma delas. A poeta portuguesa escreveu uma autobiografia sumária - "Os meus gatos/ gostam de brincar/ com as minhas baratas"; de vez em quando, acrescenta-lhe outros elementos, como o facto de não ter vida sexual. Mas, em vez de gastar 140 páginas de papel, escreve apenas: «um dia/ tão bonito/ e eu/ não fornico.» Não será isto muito mais eficaz do que os episódios entediantes de Ju?

Eu acho que sim e, por isso, recomendo que não saiam de casa para comprar A Vida Sexual da Mulher Feia. Se não tiverem nas estantes de casa a Obra, de Adília, que parece que está esgotada, podem sempre sentar-se em frente ao computador e procurar o blog do Pedro Mexia – um homem que se diz feio e sem vida sexual. Não querendo ser ostensivamente bem-humorado e satírico, como Cláudia Tajes, Mexia é capaz de falar da incapacidade sexual bizarra de Pedro M.: «em vez de erecções, tem versos de Holderlin, evita o cunnilingus para dissertar sobre Pavese, e no momento do acto relembra, comovido, passos da vida de Kierkegaard.» Isto, sim, é compensar a falta de dotes físicos com o desenvolvimento da capacidade intelectual.



publicado por condutoras de domingo às 12:14
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

pesquisar neste blog
 
links
subscrever feeds
tags

todas as tags

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
29
30
31


blogs SAPO