as condutoras
Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.
escreva-nos para
condutoras@programas.rdp.pt
podcast
Ouça os programas aqui
percursos recentes

Condutoras de Domingo

Ricardo Aibéo

No Auto-Rádio a 29 de Jun...

Sinais de Luzes - 29 de J...

Deviam Fazer Anos

Estação de Serviço - Pisc...

Heelarious

Choque Frontal - Vale e A...

Horóscopo - Gordos

Está a Falar de Quê? - Ma...

Tão Mau Que é Bom - Luís ...

De Encontro ao Pára-Brisa...

Touros

O Que é Nacional é Bonzin...

viagens antigas

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Domingo, 2 de Março de 2008
Os Chineses e o Vinho

                   

Os amantes de vinho na China andavam frustrados com a fraca oferta disponível até terem provado alguns vinhos portugueses. Segundo o jornal “Shanghai Daily” os chineses andam fascinados pelos vinhos portugueses principalmente pelo Moscatel de Favaios que segundo eles “é simplesmente de perder a cabeça com a sua maturidade aveludada e a sua turba de sabores a ervas aromáticas e a citrinos”. Oxalá que o Zé Diogo Quintela não saiba disto senão enverga o seu fatinho de campino e vai dar na cabeça dos chineses por não beberem Licor Beirão… Enfim! O consumo médio anual de vinho na China é de 0,3 litros por pessoa contra uma média de 45 litros por pessoa em Portugal portanto podemos concluir que esta notícia não afectará os “bebedolas” de Portugal. Mas as condutoras acham que o que está aqui em causa é uma questão de princípio. Que os chineses invadam Portugal com as suas lojinhas é aceitável e até dá jeito na Noite de Natal se nos tivermos esquecido de comprar o presente da Tia Lurdes… Que os chineses invadam Portugal com os seus restaurantes também é admissível porque quem é que não gosta de cantar a “Bohemian Rapshody” dos Queen num karaoke chinês depois de ter comido um Xau Min de gato, perdão, de porco? Que 70% dos actuais sócios do Benfica sejam chineses depois da mega venda de Kits Benfica na China também engolimos, porque pelo menos há alguém que percebe o que o avançado chinês Yu Dabao diz… Que os nossos supermercados estejam a limitar o número de pacotes de leite por cliente porque os chineses começaram a beber leite como se não houvesse amanhã também é sofrível porque só faz com que as nossas vaquinhas tenham de trabalhar mais… Agora o nosso vinho já é mais pessoal! O que é que vem a seguir? Os nossos couratos e os torresmos a boiarem em sopa Van Tan? Ou pior: em vez tintos do Douro, Dão ou Alentejo, vamos simplesmente ter o 22, o 35, o 46 e, obviamente, o vaca com molho de ostra! 


publicado por condutoras de domingo às 12:01
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De Nuno Anjos a 3 de Março de 2008 às 10:39
Acho que as senhoras não percebem a importância / gravidade da situação.

Com o crescente aumento do poder de compra chinês e com o numero avultado de chineses que existem o perigo é deixarmos de ter esses 45 litros por ano para beber, porque o chineses o compram todo.
Se fizerem umas continhas veremos que são precisos 150 chineses para beber o mesmo que um português, xissa são mesmo muito fraquinhos estes chineses não são, MAS sim há um mas, existem cerca de 132 chineses para cada português, ou seja basta eles beberem mais um decilitro e a coisa fica complicada.
Esperemos que eles não Virem mesmo bebedolas, com vinho português, se os meninos beberem 1 litro de vinho por ano não haverá vinho no mundo inteiro para os alimentar.
Matemática de economia de escala é tão básica e no entanto serve para provar que não devemos brincar com os chineses porque eles são sem dúvida um mercado com muitos riscos, eles sozinhos podem absorver a produção mundial de qualquer artigo e isso é assustador, imaginem que de repente todos os chineses tinham dinheiro para comprar o que quisessem!
humm começo a perceber as politicas do governo chinês muito melhor á luz deste raciocínio.


Comentar post

pesquisar neste blog
 
links
subscrever feeds
tags

todas as tags

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
29
30
31


blogs SAPO