as condutoras
Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.
escreva-nos para
condutoras@programas.rdp.pt
podcast
Ouça os programas aqui
percursos recentes

Condutoras de Domingo

Ricardo Aibéo

No Auto-Rádio a 29 de Jun...

Sinais de Luzes - 29 de J...

Deviam Fazer Anos

Estação de Serviço - Pisc...

Heelarious

Choque Frontal - Vale e A...

Horóscopo - Gordos

Está a Falar de Quê? - Ma...

Tão Mau Que é Bom - Luís ...

De Encontro ao Pára-Brisa...

Touros

O Que é Nacional é Bonzin...

viagens antigas

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Domingo, 23 de Dezembro de 2007
O Presépio das Condutoras de Domingo
Como não podia deixar de ser, também nós montámos o nosso presépio, ali atrás, na tampa da bagageira. É lamentável que os ouvintes não consigam espreitar tamanha beleza e harmonia. Nas palhinhas deitado, descansa em paz o Menino José Sócrates, o Messias por quem tanto se esperou; a criança que, assim que atingir a idade adulta, será responsável por autênticos milagres, sempre com uma atitude muito low profile, sem criar grandes expectativas e sem, no entanto, conseguir escapar aos olhares invejosos dos que o rodeiam. Que bonito, o nosso Menino Sócrates, rapaz humilde, filho de gente que escapou à miséria graças, talvez, ao ouro, incenso e mirra de uns quantos amáveis reis magos; que bonito, o nosso provinciano, tão tranquilo na manjedoura rústica deste presépio, sabendo desde o berço que se irá fazer sem pedir licença a ninguém. Nem mesmo a São José, ou no caso deste nosso presépio, São Marcelo, o pai que lhe vai sussurrando ao ouvido qual o caminho a seguir, que estrela o deve inspirar, como deve agir. Mas o Menino Sócrates não ouve, ainda é muito pequeno para saber o que quer e, para além disso, São Marcelo fala demasiado e demasiado depressa. Nem a nossa Virgem Maria consegue apanhar o fio à meada e, talvez por isso, permaneça virgem. Em suma, não deu por nada. Claro que não. A Nossa Senhora deste presépio pensa pouco, é futebolista; aliás: é o melhor futebolista do mundo. Virgem Kaká chegou ao altar com uns 23 aninhos imaculados, rejeita tudo o que é pecaminoso, como a roupa interior que as fãs lhe oferecem. Do seu seio vai nascer um bebé em 2008, é certo, mas sem pecado, pois esta nossa Virgem Kaká aspira à condição de padre. Por isso, é com zelo e dedicação que Francisco Penim, o burro do nosso presépio, e Teresa Guilherme, a sua companheira vaca, aquecem a Virgem, o Menino e São José. E quem mais lhes aparecer à frente, necessitando de um pouco de calor, mimo, protecção. Assim, pelo menos, e mesmo nos tempos difíceis que se avizinham, ficam com a certeza de que já fazem parte da mobília de um presépio. E, claro, nunca se sabe o que o humilde, mas generoso Menino Jesus lhes pode dar em troca. É este o nosso precioso presépio, que bem podia estar exposto na Vila Natal, em Óbidos. Por ele, sim, vale a pena passar o Natal no trânsito que se acumula pela A8 fora, resistindo sempre à vontade de pedir ao Pai Natal que nos transforme num velho de 80 anos, capaz de inverter a marcha e regressar a Lisboa em contra-mão. Mas isso seria pedir o impossível ao Pai Natal que, coitado, não faz parte do presépio.



publicado por condutoras de domingo às 12:06
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

pesquisar neste blog
 
links
subscrever feeds
tags

todas as tags

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
29
30
31


blogs SAPO