as condutoras
Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.
escreva-nos para
condutoras@programas.rdp.pt
podcast
Ouça os programas aqui
percursos recentes

Condutoras de Domingo

Ricardo Aibéo

No Auto-Rádio a 29 de Jun...

Sinais de Luzes - 29 de J...

Deviam Fazer Anos

Estação de Serviço - Pisc...

Heelarious

Choque Frontal - Vale e A...

Horóscopo - Gordos

Está a Falar de Quê? - Ma...

Tão Mau Que é Bom - Luís ...

De Encontro ao Pára-Brisa...

Touros

O Que é Nacional é Bonzin...

viagens antigas

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Domingo, 9 de Dezembro de 2007
Al Gathafi
Está a decorrer – muito pertinho aqui dos nossos estúdios - a cimeira UE/África, que trouxe a Lisboa convivas tão divertidos como Robert Mugabe – um tipo que causa espécie aos ingleses - e Muammar Kadafi, um senhor que adora campismo.
Houve mil e uma histórias com a chegada dos líderes a Portugal, mas a mais curiosa, na opinião das Condutoras, foi a que envolveu Kadafi e a forma como ele se fez anunciar.
Alguns dias antes de chegar ao nosso país, Kadafi pôs a circular nos jornais, qual comitiva da frente, um anúncio de página inteira ao seu site pessoal. É de louvar a iniciativa, mostra que o irmão líder é um homem contemporâneo e dado às novas tecnologias. Podia ter optado por uma parada de elefantes, um desfile de escravos ou, simplesmente, um míssil de longo alcance. Não, optou pelo moderno site.
Mal viram o anúncio, as Condutoras foram logo investigar o site: www.algathafi.org. Ficámos muito desapontadas ao perceber que, afinal, esta página pessoal não é uma coisa tipo myspace, que dá para ver o perfil do líder, saber quais são as suas bandas favoritas, ver os vídeos mais divertidos... nem sequer o podemos adicionar aos nossos amigos!!! Ao menos que fosse um blog, tipo o do Pacheco Pereira! Mas, não, é um chatíssimo site institucional que serve apenas para divulgar as ideias de Kadafi sobre o mundo. E nós nem sequer podemos comentar, ou dar estrelinhas às que achamos mais divertidas. Ainda assim, é bem mais animado do que os sites do Manuel Monteiro. De qualquer forma, o melhor do site estava contido no anúncio publicado nos jornais, em que a propósito da vinda de Kadafi a Portugal se alertava para “certos aspectos na Convenção de Otava de 1997 sobre Minas Terrestres que servem o interesse da humanidade e, por isso, têm de ser implementados”, como por exemplo retirar as minas por explodir ainda existentes em 60 países, tratar das vítimas e reabilitar as zonas e tal... até aqui tudo bem. A parte boa, é quando se diz: “no entanto, existem outros aspectos que não podem ser aceites – a total proibição do fabrico e utilização de minas terrestres e a destruição das reservas das minas terrestres”. Ora aí está uma coisa que faz muito sentido: só está ok desminar os terrenos se for permitido pôr lá mais minas a seguir. É justo. Mas, o mais interessante é a razão que justifica a lógica kadafiana: “os países poderosos não precisam de minas para se protegerem. As minas são o meio de auto-defesa dos países fracos.” E a explicação continua, em jeito de chorinho e birra, tipo menino de bibe no recreio da escola queixando-se à professora que lhe roubaram o chupa: “os países fortes, que são capazes de violentar a terra dos outros para os destruir com as suas armas estratégicas mortais, nunca pensaram nas necessidades dos fracos que não têm armas ofensivas, que não têm outra coisa a não ser armas defensivas como minas”.
É de facto dramático! E na nossa humilde opinião justifica que se monte imediatamente uma acção humanitária de ajuda a estes pequenos povos que não têm mais do que uma pequena mina para guerrear. Devemos todos meditar nesta alerta deixado por Muammar Kadafi. Há gente que anda para aí a querer matar pessoas em barda e não tem como o fazer. Enquanto uns se empanturram com mísseis e bombas nucleares, há outros que só têm umas granaditas que nem enchem a cova de um dente. O que é Darfur comparado com isto?!  
Se calhar, é por isso que Kadafi prefere pernoitar em tendas quando viaja, por se sentir tão pobrezinho. Coitado. Pelo sim, pelo não, quando o senhor e a sua comitiva se forem embora da Barra de S. Julião onde estão acampados agora, passem um detector de metais pelo areal. Pelo sim, pelo não. 


publicado por condutoras de domingo às 11:36
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De mb a 10 de Dezembro de 2007 às 01:41
o senhor lá veio a portugal , e, se não m engano, o português está algures entre as 6 línguas mais faladas no mundo... mas não consta nas suas 7 opções linguísticas para website ... será q é só a mim q isso faz confusão???


Comentar post

pesquisar neste blog
 
links
subscrever feeds
tags

todas as tags

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
29
30
31


blogs SAPO