as condutoras
Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.
escreva-nos para
condutoras@programas.rdp.pt
podcast
Ouça os programas aqui
percursos recentes

Condutoras de Domingo

Ricardo Aibéo

No Auto-Rádio a 29 de Jun...

Sinais de Luzes - 29 de J...

Deviam Fazer Anos

Estação de Serviço - Pisc...

Heelarious

Choque Frontal - Vale e A...

Horóscopo - Gordos

Está a Falar de Quê? - Ma...

Tão Mau Que é Bom - Luís ...

De Encontro ao Pára-Brisa...

Touros

O Que é Nacional é Bonzin...

viagens antigas

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Domingo, 22 de Junho de 2008
Sinais de Luzes - 22 de Junho

Mínimos

Para o Benfica. Que depois de enviar cartas para a UEFA, ligar para Michel Platini, escrever no livro de reclamações, fazer a dança da chuva, praticar técnicas de voodoo com uma fotografia de Pinto da Costa, fazer queixa à CMVM, à ASAE, à DREL, à Associação de Apoio à Vítima, a todas as instâncias do futebol, da justiça, da humanidade em geral e do desporto em particular… viu o Futebol Clube do Porto ser readmitido na Liga dos Campeões. E, se até aqui, o clube de Lisboa estava apenas a fazer o papel de miúdo queixinhas, que passa o recreio todo a apontar o dedo aos outros meninos e a pedir às vigilantes para os porem de castigo… Agora ascendeu a outro patamar, dentro desse grande pátio de escola que é a Liga Portuguesa de Futebol. Perante a readmissão dos portistas na Champions, o que fez o Benfica? Resignou-se ao lugar que conquistou, com muito suor e algumas lágrimas, na Taça UEFA? Não, nada disso. Continuou a sua batalha, incansável. Veio pedir uma indemnização de 30 milhões de euros à Federação, pelo facto de não ir à Liga dos Campeões na vaga deixada pelo Porto. É que, parecendo que não, sofreram danos irreversíveis nestes dias, em que sonharam com um lugar na grande montra do futebol europeu. De repente o clube da Luz passou de queixinhas do recreio a cromo da turma. Aquele que está sempre na primeira fila e oferece maçãs à professora, em troca de más notas para todos os colegas que gozam com ele, e lhe colam autocolantes nas costas. Mas é escusado todo este desespero por não estarem na principal competição europeia. É que com tanto alarido, nem repararam que entram numa outra prova de prestígio internacional. Chama-se “a caça ao ex-dirigente”, e Vale e Azevedo já está até a ser procurado pela Interpol. Nenhum outro clube português pode sequer sonhar em atingir este nível.

 

Médios

Para O Segredo. Porque um livro que baseia as suas centenas de páginas numa máxima tipo “querer é poder”, merece a nossa vénia. Veio abrir novos horizontes na literatura de auto-ajuda, que pode agora vir a conhecer volumes baseados em verdades proverbiais como “em terra de cegos quem tem um olho é rei” ou “quem corre por gosto não cansa”. O Segredo é o melhor livro publicado nos últimos tempos. Afinal de contas 12 milhões de pessoas que já o leram, em todo o mundo, não podem estar enganadas. Ou será que podem? A Oprah Winfrey não ia apoiar uma obra que não fosse digna de Nobel. Ou será que ia? Um dos autores, Bob Proctor, lançou a pergunta: “porque é que acha que 1% da população mundial ganha 96% de toda a riqueza criada? Houve um plano para que assim fosse. Eles percebem o segredo, e agora é você que o vai descobrir”. E foram mesmo. Sete mil portugueses foram ouvir este senhor falar no Pavilhão Atlântico. Como se não bastasse o dinheiro que gastaram no DVD e no livro, ainda foram ver o Segredo ao vivo. Como se fosse uma banda rock. Como se a explicação da “Lei da Atracção” saísse favorecida com uma coreografia e jogo de luzes. A própria apresentadora foi seleccionada por estar na posse do Segredo. Rita Mendes já tinha lido o livro e não tem dúvida que o convite surgiu como resultado da Lei da Atracção. É que ela queria tanto, mas tanto, apresentar este grandioso evento, que acabaram mesmo por lhe ligar a convidar, quando Teresa Guilherme se baldou à última hora. Isto é O Segredo em acção, senhoras e senhores! Aquele pormenor de Rita Mendes já trabalhar como assessora de imprensa na organização não interessa nada!

 

Máximos

Para o milagre do sistema de ensino nacional. Em tempos houve quem tenha assistido ao milagre da multiplicação dos pães. Nós hoje temos oportunidade de testemunhar o milagre da multiplicação das boas notas entre os alunos portugueses. É que os resultados das provas de aferição de Português e Matemática passaram de péssimos, no ano passado, a excelentes, este ano. Há menos de metade das negativas. O que para a Ministra da Educação, é um claro sinal de sucesso, e para os professores é prova de facilitismo. Por exemplo, na prova de matemática do 6º ano, saiu a seguinte pergunta: “qual a raiz quadrada de 100?”. Tendo em conta que isto corresponde a dois toques numa máquina de calcular… talvez não seja preciso dominar a matéria para saber responder. Maria de Lurdes Rodrigues considera que os portugueses são todos uns pessimistas, que deviam estar contentes com este claro progresso. E pergunta, em sua defesa: "Só 5% dos alunos consegue resolver a totalidade da prova, isso diz-nos alguma coisa, não?". Claro que diz! Diz que para o ano tem que aumentar a duração dos testes. Quatro horas no mínimo, para dar tempo à criançada de acabar. O Ministério recorreu a um velho truque, típico dos alunos, mas caiu na mesma esparrela que os miúdos. É a clássica história de roubar o enunciado antes do teste, e levar as perguntas todas de casa. Toda a gente abusa da sorte e não erra sequer uma alínea para disfarçar. Se for preciso, o 9º D, pior turma da escola, passa de repente a ter uma média de 20 valores. E quando a esmola é grande, o pobre desconfia… Já deviam saber que isto nunca resulta. Será que a malta do ministério não aprendeu nada na escola?

 



publicado por condutoras de domingo às 19:15
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

pesquisar neste blog
 
links
subscrever feeds
tags

todas as tags

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
29
30
31


blogs SAPO