Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Condutoras de Domingo

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Elas em contramão, sempre a abrir, pelos acontecimentos da semana.

Condutoras de Domingo

08
Jun08

Está a Falar de Quê? - Ana Almeida

condutoras de domingo

Há quem diga que os críticos não são mais do que artistas frustrados – alminhas que, depois de não terem sido descobertos em nenhum karaoke de Fitares ou grupo teatral de Rio de Mouro, se dedicaram a dizer mal de quem vive do entretenimento ou da arte. Essa máxima não se aplica, de todo, a Ana Almeida – que é uma verdadeira artista por si só. Injustamente, este é um nome que ainda diz pouco ao comum dos portugueses. Talvez um dia lhe seja feita uma merecida estátua – e os turistas, em vez de encavalitarem as suas sandálias com meias no Fernando Pessoa da Brasileira, passem a acotovelarem-se para levar para casa uma foto com uma Ana Almeida de bronze. Ana Almeida é a autora de uma coluna diária de critica televisiva no jornal 24 Horas. Mas eleva o escrever sobre televisão a todo um outro patamar criativo e até - porque não admiti-lo – lírico. É o Eça de Queirós dos críticos, tal expressiva é a sua capacidade de escriba. Provas? Atentemos na sua crítica à cobertura dos media portugueses à selecção nacional: “Toda aquela programação especial à volta do Euro e da Selecção Nacional e de autocarros e aviões parecia uma daquelas saladas de fruta em que os morangos já viram outros Verões e os kiwis já tiveram tempo para aprender a falar uma língua estrangeira. Uma salganhada”. Desde a letra que Rosa Lobato Faria fez para o “Amor de Água Fresca” que ninguém usava o kiwi de modo tão poético. Dá vontade de musicar esta crónica e de a dar à Dina para fazer dela um qualquer hino de um partido de direita. Um kiwi, fruto viajado, exemplo único na Rua Sésamo quando querem mostrar palavras começadas com “k” – não há fruta mais exótica e cosmopolita. Tirando, talvez, uma ou outra fruta daquelas que meteram o Futebol Clube do Porto em sarilhos. No filme Forest Gump, o protagonista dizia que a vida era como uma caixa de chocolates. Ana Almeida defende que é como uma salada de frutas. Há analogia mais linda do que esta? A próxima vez que num restaurante nos derem uma daquelas saladas feitas só com maçã e laranja, que têm apenas um oitavo de morango em cima para disfarçar, vamos recordar-nos da escriba do 24 Horas. Obrigada, amiga Ana. Esperamos a qualquer momento uma comparação entre o Quem Quer Ganha e o Doce da Casa.
 

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

escreva-nos para

condutoras@programas.rdp.pt
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.

as condutoras

Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.

podcast

Ouça os programas aqui

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D