as condutoras
Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.
escreva-nos para
condutoras@programas.rdp.pt
podcast
Ouça os programas aqui
percursos recentes

Condutoras de Domingo

Ricardo Aibéo

No Auto-Rádio a 29 de Jun...

Sinais de Luzes - 29 de J...

Deviam Fazer Anos

Estação de Serviço - Pisc...

Heelarious

Choque Frontal - Vale e A...

Horóscopo - Gordos

Está a Falar de Quê? - Ma...

Tão Mau Que é Bom - Luís ...

De Encontro ao Pára-Brisa...

Touros

O Que é Nacional é Bonzin...

viagens antigas

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Domingo, 1 de Junho de 2008
Tão Mau Que é Bom - Mascotes

O mês de Maio que ontem chegou ao fim libertou o taxista e a velhinha de paragem de autocarro que há em todos nós. Passámos dias – semanas, até – a maldizer o frio e os aguaceiros. Resmungando que “assim uma pessoa nem sabe o que há de vestir” e que “a chuva faz bem à agricultura, mas agora não é altura dela”.
Mas quantos de nós pararam para pensar… sobre QUEM tem a culpa do tempo estar assim? Sim, é imperativo apurar culpados, numa espécie de Cluedo Meteorológico. A primeira tentação é apontar o dedo ao Governo – se aumentam os combustíveis, também podem estragar o bonito clima mediterrâneo. Mas, por uma vez, Sócrates não tem culpa. Em rigoroso exclusivo mundial, as Condutoras de Domingo podem assegurar que a culpa é do Gil. Qual Gil? A mascote da Expo 98 pois claro! Chegámos a esta brilhante conclusão porque seguimos o exemplo dos chineses. E tantos milhões e biliões de pessoas não podem estar erradas. O supersticioso povo chinês relaciona a onda de desastres que tem assolado o país com as cinco mascotes dos Jogos Olímpicos de Pequim: Beibei (um peixe), Jingjing (um urso panda), Huanhuan (uma chama), Yingying (um antílope tibetano), e Nini (uma andorinha). Para aquela malta, foram estes Pokemon fofinhos que causaram as catástrofes e revoltas que têm atingido a China desde que começou o ano olímpico – incluindo o sismo que matou milhares de pessoas. Há mesmo quem defenda que é uma espécie de vingança cósmica derivada da causa do Tibete. A nós, não nos espanta: pessoas que têm ar de não partir um prato, como o Dalai Lama ou o Passos Coelho, são sempre mais manhosas. Ora esta história de culpar as mascotes explica muita coisa. Afinal, Portugal não perdeu o Euro 2004 frente à Grécia porque o Pauleta e o Nuno Gomes não sabem a diferença entre uma baliza e um poste de alta tensão – foi mesmo porque o sacana do Kinas, o nosso símbolo, nos deu azar. E este ano, se nos estamparmos, culpamos quem? O cão do Chocapic que o Moutinho come ao lanche?
 



publicado por condutoras de domingo às 13:46
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

pesquisar neste blog
 
links
subscrever feeds
tags

todas as tags

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
29
30
31


blogs SAPO