as condutoras
Condutoras de Domingo é um programa da Antena 3. Um percurso semanal (e satírico) pelos principais assuntos da actualidade e pelo país contemporâneo.
Todos os domingos na Antena 3, entre as 11:00h e as 13:00h. Um programa de Raquel Bulha e Maria João Cruz, com Inês Fonseca Santos, Carla Lima e Joana Marques.
escreva-nos para
condutoras@programas.rdp.pt
podcast
Ouça os programas aqui
percursos recentes

Condutoras de Domingo

Ricardo Aibéo

No Auto-Rádio a 29 de Jun...

Sinais de Luzes - 29 de J...

Deviam Fazer Anos

Estação de Serviço - Pisc...

Heelarious

Choque Frontal - Vale e A...

Horóscopo - Gordos

Está a Falar de Quê? - Ma...

Tão Mau Que é Bom - Luís ...

De Encontro ao Pára-Brisa...

Touros

O Que é Nacional é Bonzin...

viagens antigas

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Domingo, 18 de Maio de 2008
Agarrado ao Pára-Choques - Blade Runner

Blade Runner está em exibição. É uma nova versão, remasterizada digitalmente, uma obra-prima da sétima arte que, no entanto, podia ser melhor se seguisse a sinopse que proponho. Caro Ridley Scott, espero que me estejas a ouvir. A realização seria das Condutoras de Domingo, mas consentiríamos numa participação especial. Sobretudo se aceitasses como intérpretes Povo Português, no papel de Blade Runner; Manuela Ferreira Leite, António Neto da Silva, Mário Patinha Antão, Pedro Passos Coelho e Pedro Santana Lopes como “replicants”. A história rezaria assim: Povo português vagueia pela caótica selva lisboeta do século XXI. É um blade runner, um agente que persegue criaturas genetica e politicamente transformadas em candidatos à presidência do PSD, difíceis de distinguir dos humanos por serem feitas à sua imagem e medida. Missão: eliminá-los. Crime cometido: vários, dos mais temidos por gerações de Povos Portugueses, passando por promessas incumpridas, tempo de antena em excesso, desorientação estética, ambição desmedida, asneirame político e feiura.

 

 

 

Ao longo da sangrenta perseguição a estes seres que se tornaram ilegais à luz dos bons costumes terrestres, o semi-aposentado Povo Português fica definitivamente sem emprego. Mas nem isso acarreta o incumprimento da missão. Os “replicants” Ferreira Leite, Neto da Silva, Patinha Antão, Passos Coelho e Santana Lopes encarregam-se da sua própria auto-destruição. Revoltados uns contra os outros, canalizam os seus dotes poderosos, as suas ideias espectaculares, os seus slogans arrebatadores, o seu repúdio por coligações pré-eleitorais para uma batalha interna. Os sons dos galhardetes e da roupa suja a bater nos tanques do passado, semelhantes a rajadas de metralhadores, assolam Lisboa, esburacam o partido “replicant” social democrata e lançam o caos nas suas sedes. Descansado, e no entanto pressentindo o fim, Povo Português deixa-se estar sentado a assistir a esta calamidade sem par no universo da ficção científico-política nacional. Sente-se orgulhoso por nada ter feito e mesmo assim o espectáculo acontecer. O extermínio é total. A versão que agora apresento tem em comum com a que está nos cinemas a omissão da narração do protagonista. Separa-as o facto de eu não ter conseguido encontrar nesta trama um fio que desse para puxar para o romance. Santana Lopes e Ferreira Leite numa cena de “make up sex” pareceu-me vazio de sentido e sobretudo capaz de arrastar a película para as prateleiras dos filmes de terror. Por isso, o único final feliz possível é a certeza de que Povo Português conseguirá sempre sobreviver a manobras políticas e ainda ficar a rir-se. Aliás, a cena final podia ser uma gargalhada à escala planetária ouvida em off e acompanhada pelas imagens em câmara lenta do aniquilamento dos “replicants” social-democratas. E assim ficamos, aguardando ansiosamente um contacto de Hollywood.



publicado por condutoras de domingo às 11:46
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De Anónimo a 18 de Maio de 2008 às 20:02
Muito obrigado minhas senhoras. Não as conheço mas devem ser lindas. Só pode.


Comentar post

pesquisar neste blog
 
links
subscrever feeds
tags

todas as tags

Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
29
30
31


blogs SAPO